Warning: Illegal string offset 'contact_address' in /home/storage/9/d3/12/renovar-se/public_html/desbravadores/wp-content/themes/runcrew/templates/headers/_parts/header-mobile.php on line 30

Warning: Illegal string offset 'contact_phone_email' in /home/storage/9/d3/12/renovar-se/public_html/desbravadores/wp-content/themes/runcrew/templates/headers/_parts/header-mobile.php on line 30

Warning: Illegal string offset 'open_hours' in /home/storage/9/d3/12/renovar-se/public_html/desbravadores/wp-content/themes/runcrew/templates/headers/_parts/header-mobile.php on line 30

Warning: Illegal string offset 'socials' in /home/storage/9/d3/12/renovar-se/public_html/desbravadores/wp-content/themes/runcrew/templates/headers/_parts/header-mobile.php on line 60

Desbravadores nos extremos de Sampa

Domingo passado (27/09), Desbravadores de Sampa e Corrida Amiga promoveram uma iniciativa inédita: desbravar a cidade de São Paulo do extremos oeste ao leste usando vários modos de transporte sustentáveis. O evento “Nos Extremos da Cidade” fez parte da programação oficial da Semana da Mobilidade do município e teve como objetivo fazer uma imersão nesta cidade superlativa. De bilhete único na mão e de tênis nos pés, um conjunto de nove desbravadoras e cinco desbravadores aceitaram o desafio.

O grupo desbravadores saiu do terminal Butantã, às 7h30, rumo à divisa com Osasco. Desceram na rodovia Raposo Tavares e seguiram correndo uma intensa subida para atingir o extremo oeste. Após pisar na cidade vizinha, prosseguiram a corrida pela avenida Politécnica até a estação Villa Lobos-Jaguaré da CPTM às margens do rio Pinheiros.

 

De lá pegaram o trem para fazer a integração com o metrô com destino à emblemática avenida Paulista. No encontro desta com a rua da Consolação, foi a vez de pedalar na ciclovia inaugurada neste ano. Enquanto isso, outro grupo de desbravadores caminhava pelas largas calçadas da Paulista interagindo com pessoas e participando de apresentações artísticas.


O dia estava lindo com perfeitas condições metereológicas. A motivação era crescente para chegar à fronteira oriental da capital paulista. Assim, retornaram ao modo sobre trilhos e mais uma vez o grupo avançou por meio dos túneis subterrâneos do metrô.

No Brás, fizeram um pit-stop para hidratar-se e alimentar-se, e logo já estavam no trem da linha 12 da CPTM. Foram até a última estação da linha dentro de São Paulo no Jardim Romano, de onde prosseguiram em direção ao limite com o município de Itaquaquecetuba. Ao alcançar este objetivo, incansavelmente os desbravadores estenderam a corrida até a estação Eng. Manoel Feio dentro desta cidade, onde às 13h30 foi concluído o desbravamento multimodal.

Foram percorridos do terminal Butantã até a estação de trem Eng. Manoel Feio aproximados 60 quilômetros, sendo 18 km em modo ativo – 14 km de corrida e 4 km em bicicleta.

Reflexões

O mais longo percurso dos Desbravadores de Sampa representou uma incursão em uma cidade plural, diversa e multiforme. Primeiro, a cidade de São Paulo, na verdade, é composta de várias cidades. São infinitas realidades dentro da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Desbravadoras e desbravadores tiveram contato íntimo e direto com os muros, as barreiras e os limites visíveis e invisíveis da maior cidade do hemisfério sul. Ao concluir o desbravamento, ficam evidentes as deficiências do transporte urbano, bem como a necessidade em se priorizar urgentemente o transporte público e os modos ativos na medida em que:

  • a corrida sofreu com o descaso com que é tratada a mobilidade a pé – calçadas em péssimo estado, travessias inseguras, intervalos semafóricos que não respeitam o tempo e velocidade do pedestre;
  • prioridade ao motorizado individual;
  • o deslocamento em bicicleta demanda melhores infraestruturas nas regiões periféricas;
  • para o ônibus, é preciso uma série de melhorias como abrigos que protejam do sol e da chuva e que contenham informações básicas ao usuário como, por exemplo, quais linhas passam naquele ponto;
  • a RMSP carece de uma rede metroviária à altura do seu porte metropolitano em especial nos extremos com alta densidade populacional que se desloca diariamente.

Ao mesmo tempo, no entanto, ao desbravar este mar de cidade, o grupo imergiu numa diversidade de cores, de sons, de pessoas. Interagindo com a população de vários cantos da cidade. Pode-se ver que diante de tantos problemas, há muita potência transformadora, porque esta metrópole se faz de gente. Muitos dizem que São Paulo é fria, que as pessoas são indiferentes; mas, qual São Paulo? É preciso abrir os olhos, é preciso abrir o coração para sentir tudo que habita esta nossa São Paulo, para assim, transformar.

Vídeo resumo do desbravamento entre os extremos de Sampa

 

Depoimentos dos desbravadores

 

Dados

Participantes: 13
Quilômetros percorridos: 61
Modais utilizados: Pernas (caminhada e corrida), bicicleta, trilhos (trens da CPTM e metrôs) e ônibus (para chegada ao ponto inicial).
Fotos: Washington Sueto, Hugo Peroni e Andrew Oliveira
Vídeos: Hugo Peroni e Andrew Oliveira
Release: Andrew Oliveira e Silvia Cruz
Organização: Desbravadores de Sampa e Corrida Amiga

Adicionar comentário

Seu email não será publicado. * Campos obrigatórios

instagramm
facebook
youtube
twitter
EnglishFrenchPortugueseSpanish
%d blogueiros gostam disto: