Warning: Illegal string offset 'contact_address' in /home/storage/9/d3/12/renovar-se/public_html/desbravadores/wp-content/themes/runcrew/templates/headers/_parts/header-mobile.php on line 30

Warning: Illegal string offset 'contact_phone_email' in /home/storage/9/d3/12/renovar-se/public_html/desbravadores/wp-content/themes/runcrew/templates/headers/_parts/header-mobile.php on line 30

Warning: Illegal string offset 'open_hours' in /home/storage/9/d3/12/renovar-se/public_html/desbravadores/wp-content/themes/runcrew/templates/headers/_parts/header-mobile.php on line 30

Warning: Illegal string offset 'socials' in /home/storage/9/d3/12/renovar-se/public_html/desbravadores/wp-content/themes/runcrew/templates/headers/_parts/header-mobile.php on line 60

Universidades Publicas

Sempre que iniciamos uma caminhada desbravadora temática sabemos que, no mínimo, falaremos sobre os pontos do percurso que tem relação com o tema. A caminhada deste 16/06 percorreu prédios das 3 principais instituições públicas de ensino superior presentes na cidade de São Paulo: UNIFESP, USP e UNESP. Mas, como sempre, foi muito além. O tema é só uma desculpa para que possamos descobrir detalhes interessantes no meio do caminho do percurso.

Neste domingo ensolarado de outono, saímos da Vila Clementino onde estão instaladas todos os prédios das faculdades de medicina, enfermagem e outras ciências médicas da UNIFESP. Um detalhe muito interessante que descobrimos é que o bairro é uma verdadeira cidade universitária, mas, diferentemente da USP, totalmente aberta. Na região, mais de 200 construções são ambulatórios ou prédios anexos ao hospital São Paulo e à faculdade de medicina.

Seguimos então pela rua Borges Lagoa em direção ao Ipiranga onde encontraríamos uma construção da UNESP onde antes abrigou as faculdades de música e artes e o museu de zoologia da USP. Mas até lá, nos depararíamos com várias surpresas pela cidade. A primeira delas foi a casa Modernista, instalada na região do shopping Santa Cruz. De lá encontramos o instituto Cristóvão Colombo, antigo orfanato fundado pelo padre italiano José Marchetti, que era considerado o “pai dos órfãos”.

Na sequência alcançamos a avenida Nazaré onde rapidamente nos deparamos com a antiga faculdade de artes e música da Unesp. Hoje o prédio é abriga o instituto Confúcio onde é ensidado o mandarin.

Por fim, nos direcionamos aos museus de Zoologia da USP e o Paulista (museu do Ipiranga) onde finalizamos o percurso.

Para finalizar, tivemos a oportunidade de conhecer a cripta imperial onde estão os restos mortais de Dom Pedro, da Imperatriz Leopoldina e da Imperatriz Dona Amélia (se casou com Dom Pedro depois da morte da Leopoldina).

Agradecimento gigante a todos que auxiliaram na construção e condução deste desbravamento, em especial à Itacira e ao Ednei e também à Alessandra por nos acompanhar à distância neste desbravamento (em férias em Brasília, ela percorreu a UNB para nos contar sobre as instalações da universidade).

DADOS DO DESBRAVAMENTO
Participantes: 6
Distância: 5,5 km
Modalidade: Caminhada
Percurso:

Ponto de vista de Hugo Peroni

Adicionar comentário

Seu email não será publicado. * Campos obrigatórios

instagramm
facebook
youtube
twitter
EnglishFrenchPortugueseSpanish
%d blogueiros gostam disto: